Medicina Tradicional Chinesa…

Male Chinese Acupuncturist Doctor Preparing To Insert Another Acupunture Needle Into A Male Caucasian Patient's Back Clipart Illustration

O velho ocidente está a render-se aos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa.

Inicialmente olhada com sobranceria, depois com receio e agora com respeito, a MTC começa a ser olhada cada vez mais com interesse pelos organismos estatais e será uma questão de tempo até ao seu reconhecimento como uma ciência e uma forma de tratamento social acessível.

A ordem dos médicos já criou mestrados para aqueles que querem tomar conhecimento das inúmeras formas de tratamento não invasivo das doenças mais correntes entre nós humanos.

Técnicos da saúde, desde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e muitos outros, têm recorrido aos centros de ensino da MTC para complementarem os seus conhecimentos e quiçá encontrarem alternativas mais aceitáveis pelos pacientes.

As técnicas terapêuticas da MTC são:

  1. Tui Na ou Tuina (推拿)
  2. Acupunctura (針疚)
  3. Moxabustão (艾炙)
  4. Ventosaterapia (拔罐)
  5. Fitoterapia (中药)
  6. Terapia Alimentar (食療) ou dietoterapia
  7. Práticas físicas: exercícios integrados a prática de meditação relacionadas com a respiração e a circulação da energia.

A prática destas técnicas têm vindo a alastrar no ocidente e cada vez mais a insinuarem-se no colectivo. Estamos pois caminhando no sentido da globalização do conhecimento e da prática de uma medicina mais humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário