Os Alimentos Mais Saudáveis do Mundo...

O Alimentação Saudável HOJE elaborou uma lista com mais de 100 dos alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento contém, a sua dose diária recomendada, calorias por dose ingerida e a densidade do nutriente. Saiba também quais os principais benefícios para a saúde.
Legumes
Fruta
Leguminosas
Cereais
Frutos Secos e Sementes
Especiarias e Ervas
Carnes e Aves
Peixe e Marisco
Lactícinios
Adoçantes Naturais

Fonte: Alimentação Saudável

 

USF Valongo foi distinguida com o Prémio Saúde Sustentável 2013...

Vencedora do Prémio Saúde Sustentável 2013

No dia 5 de Junho de 2014 a USF Valongo foi distinguida com o Prémio Saúde Sustentável 2013 na categoria Cuidados de Saúde Primários.
A Equipa da USF Valongo acreditou desde o seu início há 8 anos (pioneira na abertura no contexto da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal) que era possível obter um Bom Desempenho com base num verdadeiro Trabalho de Equipa tendo o Doente como Centro do Sistema.
Congratulamo-nos pela iniciativa do Prémio Saúde Sustentável promovido pelo Jornal de Negócios e SANOFI.
Este Prémio avalia o desempenho através de um conjunto alargado de Indicadores que permite uma avaliação das Instituições de Saúde e as Boas práticas nas suas diversas vertentes:
  1. Governação Clínica
  2. Segurança e Centralização dos cuidados no doente
  3. Integração de Cuidados
  4. Inovação e Tecnologias de saúde ao serviço do doente
  5. Ambiente
  6. Eficácia e Eficiência
A atribuição deste Prémio Saúde Sustentável- Cuidados de Saúde Primários, distinção que muito nos honra, reflete o reconhecimento público do trabalho de uma equipa - USF VALONGO, forma de intervenção por excelência em saúde e que contribui para um SNS sustentável. A idoneidade e independência do júri constituído por 14 notáveis personalidades da área da saúde presidido pelo Dr Jorge Sampaio, Dr.ª Maria Belém Roseira, Dr Abel Mateus, Dr Adalberto Campos Fernandes, Dr Alberto Inez, Dr Alexandre Lourenço, Dr Couto dos Santos, Dr António Parreira, Dr Diogo de Lucena, Dr Eurico Castro Alves, Dr Batel Marques, Dr Heitor Costa, Dr José Mendes Ribeiro, Dr Pedro Pita Barros, Dr Teresa Caeiro, reforçam a justeza da avaliação que nos seleccionou.
Este Prémio dá ainda mais alento à continuação do trabalho da Melhoria Contínua que é a base do sucesso desta Equipa. Este prémio é também importante para que os nossos utentes reconheçam o valor da Unidade onde são atendidos e de que fazem parte integrante.

Juramento de Hipócrates... Nunca é demais lembrar!!!

AO SER ADMITIDO COMO MEMBRO DA PROFISSÃO MÉDICA, JURO SOLENEMENTE CONSAGRAR A MINHA VIDA AO SERVIÇO DA HUMANIDADE.

GUARDAREI O RESPEITO E O RECONHECIMENTO QUE SÃO DEVIDOS AOS MEUS MESTRES.

EXERCEREI A MINHA ARTE COM CONSCIÊNCIA E DIGNIDADE.

CONSIDERAREI A SAÚDE DO MEU DOENTE COMO MEU PRIMEIRO CUIDADO.

RESPEITAREI O SEGREDO QUE ME FOI CONFIADO.

MANTEREI, POR TODOS OS MEIOS AO MEU ALCANCE, A HONRA E AS NOBRES TRADIÇÕES DA PROFISSÃO MÉDICA.

OS MEUS COLEGAS SERÃO MEUS IRMÃOS.

NÃO PERMITIREI QUE CONSIDERAÇÕES DE RELIGIÃO, NACIONALIDADE, RAÇA, POLÍTICA OU CONDIÇÃO SOCIAL, SE ENTREPONHAM ENTRE O MEU DEVER E O MEU DOENTE.

GUARDAREI RESPEITO ABSOLUTO PELA VIDA HUMANA DESDE O INÍCIO, MESMO SOB AMEAÇA.

NÃO FAREI USO DOS MEUS CONHECIMENTOS MÉDICOS CONTRA AS LEIS DA HUMANIDADE.

FAÇO ESTE JURAMENTO SOLENEMENTE, LIVREMENTE E PELA MINHA HONRA.

Hospital de Valongo… Porque se deve fechar a urgência…(II) Direito de resposta!


Este é o comentário de um anónimo que não teve a hombridade de se identificar.

Uma vez que se trata de um insulto dirigido ao autor deste blogue apenas porque produziu uma opinião informada sobre acontecimentos ocorridos no Hospital de Valongo e que são do conhecimento geral, já referido noutro post neste blogue, venho assim por este meio usar o direito de resposta.

Reprodução do comentário:

Proficionalismo, cairem, inevitávelmente... sem falar nos erros gramaticais... "Porém quem de lá sai só tem um pensamento, não mais lá voltar…" Pois claro, é costume as pessoas quererem voltar às urgências, é sempre divertido e enriquecedor! Se o serviço é mau é preciso melhorá-lo, não fechá-lo. És b**** ou comes m****, pá? Vê lá se arranjas uma medicina alternativa que te ensine a escrever e te endireite essas ideias!

Não deixei de proceder às rectificações que muito assisadamente o Sr. ANÓNIMO reclamou serem necessárias, apenas omiti a verborreia insultuosa pois creio não se enquadrar na diligência educativa e quiçá também bastante elucidativa do género de defensor que o Hospital de Valongo não deve necessitar (nos seus quadros?).

Quanto ao "não mais lá voltar" e que é motivo de gaudio para o Sr. ANÓNIMO apraz-me saber que nunca teve necessidade de ser tratado num qualquer hospital que não o “seu” da mesma forma que são tratados alguns dos pacientes que ao hospital de Valongo se deslocam.

Permito-me relembrar ao Sr. ANÓNIMO que, como afirmo no último parágrafo deste post, a nobre profissão da medicina não deve ser motivo de ganância mas de orgulho, consciência e dignidade que tanto engrandece quem fez o juramento de Hipócrates. 

O insulto velado à Medicina Tradicional não dignifica quem o faz pelo que, dada a insignificância de quem o produziu revelando falta de sageza, incapacidade de emitir opinião empírica e ignorância das matérias que opina, permito-me a indulgência de o qualificar como uma pessoa com inépcia educativa e moralmente insignificante.

Ressalvo a postura dos profissionais que tenho a plena certeza existirem nos quadros do Hospital de Valongo cuja dignidade profissional é posta em causa por todos aqueles que "emperram" os serviços de um hospital que podia ser o orgulho de todos os valonguenses tal como acontece nos demais serviços existentes na cidade, como a unidade de saúde familiar (no dia 5 de Junho de 2014 a USF Valongo foi distinguida com o Prémio Saúde Sustentável 2013 na categoria Cuidados de Saúde Primários), os serviços de finanças e os serviços autárquicos.

Se podemos ser excelentes não devemos permitir-nos menos do que isso!