Agências de rating… como funcionam!?..

Todos  os  dias  o  Miguel,  filho  do  dono da mercearia, rouba  pastilhas  elásticas  ao  pai para as vender aos colegas na escola. Os colegas, cujos  pais  só  lhes  dão  dinheiro  para uma pastilha, não resistem e começam a  consumir  em  média cinco pastilhas diárias, pagando uma e ficando a dever  quatro.

Até  que  um  dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso  ele  conversa  com  o  Cabeças,  - alcunha do matulão lá escola, um gajo que já  chumbou  quatro  vezes  - e nomeia-o a sua agência de rating.

Basicamente,  cada  vez que um miúdo quer ficar a dever mais uma pastilha ao Miguel, é o  Cabeças  que  dá  o aval, classificando a capacidade financeira de cada um  dos putos com "A+", "A", "A-", "B"... e por aí fora.

A  Ritinha  já  está  com uma dívida muito grande e um peso na consciência ainda  maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem consumido mais pastilhas  do  que  devia.  Os  pais  ao  perceberem  que  a  Ritinha está endividada,  estabelecem um plano de ajuda para que ela possa saldar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a prometer que não gasta
mais enquanto não pagar a dívida contraída.

O  Cabeças  quando  descobre isto, desce imediatamente o rating da Ritinha  junto  do  Miguel  que, por sua vez, passa a vender-lhe cada pastilha pelo  dobro  do  preço.  A Ritinha prolonga o pagamento da sua dívida e o Miguel
divide  o  lucro  daí  obtido  com  o  Cabeças que, como é o mais forte, é  respeitado por todos.

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