O Google começou a oferecer acesso offline ao Gmail na passada quinta-feira, 29 de Janeiro
Por IDG News Service/EUA
Miami - Novo recurso vai determinar automaticamente quais mensagens devem ser baixadas para o PC de acordo com data e nível de importância.
O Google começará a oferecer um dos recursos mais esperado para o Gmail: o acesso offline às mensagens.
O Gmail Webmail, que permitirá que as pessoas usem a interface do Gmail mesmo sem estarem conectadas à internet, tem sido esperado desde meados de 2007, quando o Google anunciou o Gears, um plug-in para navegador desenvolvido para acesso offline a aplicativos baseados em internet.
O Google lançou a opção de permitir que os usuários repliquem as caixas de entrada completas do Gmail nos seus PCs, que em muitos casos se transformaria em gigabytes de dados transbordando os discos rígidos das pessoas.
Em vez disso, desenvolveu algorítimos que automaticamente determinarão quais mensagens devem ser baixadas para o PC, levando em consideração uma variedade de fatores que refletem o nível de importância de tais mensagens para o usuário. Usuários finais não serão capazes de alterar tais configurações manualmente.
Informações como as "tags" que os usuários colocam nas mensagens ou mesmo as estrelas podem ser utilizadas pelo Gmail determinar quais delas devem ser baixadas. Outro critério será a data, dando prioridade às mais recentes. Dependendo da quantidade de e-mails, o usuário pode ver baixadas mensagens de dois meses atrás e até mesmo dois anos, disse Sheth.
"Rigorosamente testada", segundo o Google, a funcionalidade estará disponível a partir de quinta-feira (29/01) à noite nos Estados Unidos.