Acupunctura: uma terapia que exige sabedoria




Apesar de ter se tornado uma terapia bastante difundida, a acupunctura não se resume na simples inserção de agulhas pois exige um profundo conhecimento e sabedoria.
A verdadeira acupunctura está baseada numa profunda sabedoria que leva ao equilíbrio perfeito do ser humano.
A acupunctura tem milhares de anos de existência e é um dos cinco pilares da medicina tradicional chinesa (MTC). O tratamento emprega agulhas, que são inseridas em certos pontos do corpo para aliviar doenças e dores.
As bases teóricas e filosóficas da acupunctura foram formuladas há mais 2.000 anos, dentro da estrutura da MTC. No seu centro está a força vital do corpo, também chamada de energia vital, ou “Qi” em chinês, energia na qual tudo está baseado.
A energia vital está sempre em movimento. Isto inclui as funções dos órgãos internos e os ritmos do corpo, como a respiração, a digestão, o sistema imunológico e a acção dos músculos.
Semelhante a um rio que corre numa paisagem, os meridianos de energia intercruzam-se pelo corpo e abastecem-no de energia vital. Ao longo desses meridianos encontram-se pontos de acupunctura, que podem ser usados para influenciar e regular o fluxo de energia do corpo.
A Acupunctura Emocional é também uma forma de manipulação da energia vital, fazendo com que esta circule de forma coesa, eliminando os excessos e promovendo o equilíbrio harmónico energético do organismo.
A Acupunctura Emocional actua sobre o sistema nervoso acabando por se reflectir de forma sistémica, influenciando a função orgânica no indivíduo.
Castro Dias
Acupunctura Emocional

Sem comentários:

Enviar um comentário