Eliminar histórico da web…

imageNo próximo dia 1 de Março de 2012, o Google irá implementar a sua nova e unificada política de privacidade, o que irá afectar os dados que o Google tem armazenado sobre cada utilizador.

A nova política é retroativa, o que significa que irá afectar todos os dados colectados pelo Google sobre cada utilizador antes dessa data, bem como quaisquer dados que recolha posteriormente. No Blog oficial do Google estão descritos mais detalhes sobre o que significa a nova política de privacidade.

Até à data, o Histórico da web do Google, bem como as pesquisas e sites visitados eram isolados de outros produtos do Google.

Esta proteção foi especialmente importante, porque os dados das pesquisas poderiam revelar informações particularmente sensíveis sobre cada utilizador, incluindo dados sobre sua localização, interesses, idade, orientação sexual, religião, questões de saúde, entre outros.

A principal questão que se coloca agora, é se o utilizador pretende que o Google continue a manter a conjugação do seu histórico da web, com os dados que o motor de busca reuniu sobre cada utilizador, a partir de outros serviços como o Gmail, Google +, YouTube, Blogger, entre outros… Ou, se pretende eliminar todos os itens do seu histórico e parar o Histórico da web de ser gravado no futuro.

Como se sabe,  as políticas de privacidade são onipresentes, mas muitas das vezes são altamente irrelevantes para o utilizador em geral, no entanto, basta algum tempo para alterar estas configurações, podendo proporcionar alguma paz de espírito, sabendo que o Google não pode explorar as tendências pessoais de cada utilizador para os seus próprios fins.

Caso pretenda eliminar o seu histórico, basta seguir este pequeno tutorial:

  1. Entre na sua conta Google
  2. Clique em “remover todo o Histórico da web”
  3. Clique em “ok“.
image

Note que desativar o Histórico da web na sua conta do Google, não irá impedir o mesmo de recolher e armazenar essas informações e usá-las para fins internos. Também não muda o facto de que toda a informação recolhida e armazenada pelo Google poder ser acedida pela polícia.

Com o Histórico da Web activado, o Google vai manter essas informações por tempo indeterminado; com  o Histórico da Web desactivado, o motor de busca irá manter os dados por 18 meses, e só após esse tempo, o utilizador será considerado parcialmente anónimo “a certos tipos de usos, como por exemplo, resultados de pesquisas personalizadas”.

Se tiver várias contas do Google, terá que fazer o mesmo procedimento para cada uma delas.

Deixo no ar a seguinte pergunta, “o que  pensa sobre a futura mudança da política de privacidade do Google”?

Escrito por: Pedro Ferreira in image

Sem comentários:

Enviar um comentário