Clara de ovo e as queimaduras…

Queimaduras… o que são!…

O termo queimadura refere-se ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. As causas mais comuns de queimadura são ofogo, o contacto com a água a ferver ou outros líquidos quentes ou ainda pelo contacto com objetos quentes. Causas menos comuns são as queimaduras provocadas por corrente eléctrica e por agentes cáusticos (queimadura química).

Os tipos!…

Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há libertação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau

1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!

2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.

3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! – pode-se usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem rebentar as bolhas.

4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, magoar-se ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.

5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.

6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem colar-se uns nos outros. Espere a chegada ao hospital.

7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar de ser anestesiada e, para isso, estar em jejum.

8. Não perca tempo em levar a vítima para o hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Isto é o que se aprende em socorrismo, logo deve ser uma prática comum. No entanto o que é que temos a dizer sobre a clara de ovo e os seus efeitos nas queimaduras?

Mas o que é a clara de ovo?

Clara de ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina.

A clara de ovo possui um núcleo triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante o seu desenvolvimento. Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo, tornam-se desidratados e os envoltórios do óvulo, impermeáveis.

A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).

Principal proteína do plasma sanguíneo, é sintetizada no fígado, pelos hepatócitos.

A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves. Uma pessoa com queimaduras do terceiro grau em 30 a 50% do seu corpo necessitaria de 600 gramas de albumina. São necessários 10 a 15 litros de sangue para extrair-se essa quantidade de albumina. Também pode ser usada para recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas como a lipo-aspiração, pois, a albumina ajuda a desinchar.

image

Para aqueles que não tiveram paciência para ler este “relatório” sugerimos a leitura do texto realçado como forma de abreviação e resumo do tema acima. Esperamos que desta forma tenhamos contribuido para um debate que tem vindo a ser bastante acalorado e esperamos não fique por aqui.

Este texto é resultado de compilação de vários textos e elaborado por nós Saber Partilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário