Os melhores sites grátis de e-learning...

O conhecimento nunca ocupa lugar. É com esta esta filosofia que o Hackers Portugal disponibiliza uma categoria dedicada a dicas de vários tipos.
Mas, neste mundo digital, é sempre motivo de orgulho quando temos o site Meninas Geeks a divulgar sites de e-learning gratuitos. Alguns têm até informações em Português.
Fica aqui a conhecer a lista que estas meninas geeks deixaram de sites grátis para aprendermos algo, desde programação até temas menos comuns.
edX – Criado em 2012 pela Universidade de Harvard e o MIT, o edX disponibiliza centenas de MOOC (Massive Open Online Courses), dados pelas mais reputadas universidades a nível internacional. Para aceder aos cursos, basta fazer “Sign in” no site e escolher. O melhor dos cursos é a facilidade com que os conteúdos são transmitidos, por vídeo ou por materiais de leitura, com possibilidade de download dos mesmos, e a interactividade entre os próprios alunos através de um fórum interno ou de grupos no Facebook.
Coursera – O modelo é muito semelhante ao do edX. Ambos têm como parceiros grandes universidades e instituições de ensino, disponibilizam cursos gratuitos e oferecem também a possibilidade de fazer especializações oficiais, que poderão ter um custo simbólico.
Analytics Academy (Google) –  A plataforma tem de tudo, desde o mais elementar a explicar o que são digital analytics, até à criação de uma conta de Analytics e utilização da ferramenta em pormenor. A informação é dada através de vídeo, com exercícios de revisão por lição e recomendando também a leitura de blogs e manuais do Google.
Quora – Toda a gente já conhece o Quora. O conceito gira em torno da comunidade. As perguntas são colocadas por utilizadores, respondidas por utilizadores, organizadas e editadas pelos mesmos. Um óptimo sítio para satisfazer a curiosidade em relação aos mais diversos assuntos.
Codeacademy – Para quem quer aprender código esta é uma boa forma de começar. Podes optar pela linguagem que queres aprender, quer seja HTML e CSS, JavaScript, Python ou mesmo AngularJS. Os tutoriais e exercícios são claros e fáceis de acompanhar, dando uma boa base para te lançares no código mais hardcore (se quiseres avançar para os teus próprios projectos).
Free Code Camp – o moto do projecto é “Learn to Code and Help Nonprofits”. Também gratuito, também para aprender código, criar o teu portfólio, entre outros, tendo ainda um blog associado para divulgação de iniciativas, eventos e novidades. Ao mesmo tempo que aprendes contribuis para boas causas.

Sem comentários:

Enviar um comentário